Método main
O método main é onde o programa inicia. Pode estar presente em qualquer classe. Os parâmetros de linha de comando são enviados para a array args[], do tipo String.
public class OlaMundo {
/**
* Método que executa o programa
* public = É visto em qualquer lugar da aplicação
* static = é iniciado automaticamente pela JVM, sem precisar de uma instância
* void = Método sem retorno (retorno vazio)
* main = Nome do método, que é obrigatorio ser este. Recebe como parâmetro um array de String.
* String[] args = Array de argumentos que podem ser repassados na chamada do programa.
*/
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Olá, Mundo!"); //Imprime na tela a frase
}
}
[editar] Criação de classes
Exemplo:
public abstract class Animal {
public abstract void fazerBarulho();
}
public class Cachorro extends Animal {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("AuAu!");
}
}
public class Gato extends Animal {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("Miau!");
}
}
O exemplo acima cria a classe Animal e duas classes derivadas de Animal.
Java não suporta herança múltipla, e todas as classes em Java derivam de Object(Classe).
A única possibilidade de se ver herança múltipla em java é no uso de interfaces, pois uma so interfaces pode herdar várias outras interfaces.
Interfaces
Uma interface modela um comportamento esperado. Pode-se entendê-la como uma classe que contenha apenas métodos abstratos. Embora uma classe não possa conter mais de uma super classe, a classe pode implementar mais de uma interface. Exemplo:
public interface Pesado {
double obterPeso();
}
public interface Colorido {
Color obterCor();
}
public class Porco extends Animal implements Pesado, Colorido {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("Óinc!");
}
//Implementação da interface Pesado
public double obterPeso() {
return 50.00;
}
//Implementação da interface Colorido
public Color obterCor() {
return Color.BLACK;
}
//Uma propriedade só do porco
public boolean enlameado() {
return true;
}
}
Classes internas
Java pode ter classes internas. Exemplos:
public class Cavalo extends Animal {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("RIINCH!");
}
//Classe interna e privada. Existe só no contexto da classe "Cavalo".
private class Parasita extends Animal {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("SQRRT");
}
}
}
Objetos anônimos
Podemos ter também objetos anônimos, aonde não é necessário instanciar o objeto em uma variável para utilizá-lo. Exemplo:
public class MostraBarulho {
public static void main(String args[]) {
new Cavalo().fazerBarulho(); //Objeto anônimo.
//Abaixo um objeto e classe anônimos!
new Animal()//novo objeto {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("QUAC!");//imprime na tela
}
}.fazerBarulho();
}
}
Programas simples
Programa em Java para somar dois números inteiros:
import javax.swing.JOptionPane;
public class Soma
{
public static void main(String[]args)
{
//declaração das variáveis
String numeroA, numeroB;
int numero1, numero2, soma;
//pede dois números inteiros
numeroA = JOptionPane.showInputDialog("Entre com o primeiro número inteiro");
numeroB = JOptionPane.showInputDialog("Entre com o segundo número inteiro");
//converte os números de string para inteiro
numero1 = Integer.parseInt(numeroA);
numero2 = Integer.parseInt(numeroB);
//efetua a soma dos números
soma = numero1 + numero2;
//mostra o resultado da soma para o usuário
JOptionPane.showMessageDialog(null,"A soma dos números é: " +
soma,"Resultado",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
}
}
Nenhum comentário:
Postar um comentário