Um pioneiro em fibra ótica e dois cientistas que descobriram como transformar luz em sinais eletrônicos (estudo que abriu caminho para a era da internet) ganharam hoje o prêmio Nobel de Física.
Charles Kao, nascido em Xangai, recebeu 1,4 milhão de dólares por descobrir como transmitir luz por longas distâncias via fibras de vidro óticas.
Willard Boyle, canadense, e George Smith, dos EUA, dividiram a outra metade do prêmio por inventar a primeira tecnologia de imaginação bem sucedida usando um sensor digital.
"Este ano o Nobel de física premiou dois feitos científicos que ajudaram a formar as bases das redes atuais", afirmou o comitê do Nobel em comunicado.
As descobertas permitiram que grandes quantidades de dados fossem enviadas pelo mundo quase que instantaneamente, conforme trilhões de sinais eram transferidos por meio de minúsculas fibras de vidro cuja quantidade espalhada hoje daria para dar a volta na Terra 25 mil vezes.
"Ainda não consegui tomar meu café da manhã, mas tenho essa sensação maravilhosa por todo o meu corpo ao pensar ´isso é muito bom, será que é real?´", comentou Boyle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário